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terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sede mais polêmica, São Paulo quer confirmar redenção com a abertura

 
Projeção de como vai ficar a arena do Corinthians em Itaquera, na zona leste (Foto: Divulgação)



Depois de sofrer ameaça de exclusão e de superar briga política entre clubes e entidades, cidade mais rica pretende investir R$ 34 bilhões.
Maior e mais rica cidade do Brasil, São Paulo também é a sede mais polêmica da Copa do Mundo de 2014. De outubro de 2007, quando o país foi anunciado como “dono” do Mundial, até agora, a capital paulista já “teve” abertura, IBC (confirmado no Rio de Janeiro) e chegou até mesmo a ser ameaçada de exclusão. Com a confirmação da construção do estádio do Corinthians, porém, voltou a ter força.

Esse renascimento de São Paulo dentro da Copa do Mundo de 2014 deve ter o seu auge nos próximos dias 20 e 21 de outubro, quando a Fifa vai anunciar o calendário oficial da competição. Com o projeto da arena alvinegra adequado às exigências da entidade para abertura, os representantes do Comitê Paulista estão confiantes de que o jogo inaugural será mesmo em solo paulistano.
- O que nos passaram é que a Fifa está adotando critérios técnicos para escolher o local da abertura. E em aspectos técnicos São Paulo é imbatível. O único gargalo que tínhamos era o estádio, mas já está tudo resolvido – comentou Emanuel Fernandes, coordenador do Comitê Paulista para Copa do Mundo, durante apresentação das sedes, antes do sorteio preliminar das eliminatórias do Mundial.
Nesta terça-feira, a cidade de São Paulo é tema na série especial sobre as sedes da Copa do Mundo de 2014. Confira abaixo como estão os investimentos na capital paulista e veja mais detalhes sobre a construção do estádio do Corinthians.
header Copa 2014 estádio (Foto: Editoria de Arte)
obras estádio corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Obras em Itaquera já estão em andamento
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Morumbi, do São Paulo Futebol Clube, era para ser o estádio paulista na Copa do Mundo de 2014. Mas problemas políticos com a Fifa e a CBF e entraves nas adequações do projeto deram espaço para o Corinthians passar à frente com a sua arena. Orçada em R$ 820 milhões, o provável palco da abertura, com espaço para 65 mil assentos, está sendo construído na região de Itaquera.
Depois de muitos atrasos, as obras na zona leste começaram no dia 30 de maio. Já fora da Copa das Confederações (o que é considerado uma derrota para a cidade), o estádio tem previsão de ficar pronto em dezembro de 2013. A Fifa, no entanto, está com boa vontade em relação a São Paulo. Recentemente, no Rio de Janeiro, o secretário-geral Jeróme Valcke admitiu esperar até fevereiro de 2014.
- Tivemos as confirmações sobre os estádios e eles devem estar prontos no final de 2013. São Paulo estou pensando mais no começo de 2014. Não temos problema nenhum em recebê-lo em fevereiro. Mas tem de ser fevereiro mesmo, não abril – comentou Valcke, em um café da manhã com jornalistas em Copacabana.
A arena corintiana está sendo construída pela Odebrecht, parceira do Timão nesse projeto. O clube muito provavelmente vai usar também dinheiro do BNDES.
header Copa 2014 legado (Foto: Editoria de Arte)
Com a realização da Copa do Mundo em São Paulo, os governantes municipais e estaduais esperam deixar um grande legado para os paulistanos. Dentre os principais pontos estão melhor estrutura esportiva, incremento de base tributária, maior fluxo turístico, incremento no setor de serviços, aumento na oferta de empregos e capacitação e qualificação de pessoal.
Outro ponto importante, usado também politicamente, é o investimento em Itaquera, bairro do estádio. A previsão é que até 2014 sejam entregues na região um Fórum Judiciário, rodoviária, Fatec, Etec e Senai, incubadora e laboratórios para o Parque Tecnológico da zona leste, centro de convenções e eventos, mais policiamento, Parque Linear Rio de Verde e Centro Cultural.
Com relação à mobilidade urbana, a expectativa da capital paulista é que a linha de trens e metrô seja ampliada significativamente, como já está previsto há anos. Há também projetos para inúmeras vias de acesso interligando a Jacu-Pêssego com a Nova Radial, além do monotrilho ligando o Aeroporto de Congonhas à estação Jabaquara do metrô e aos hotéis da região da Berrini.
header Copa 2014 objetivo (Foto: Editoria de Arte)
Todos os objetivos de São Paulo giram em torno da confirmação da cidade como sede da abertura da Copa do Mundo. A partir daí, o Comitê Paulista vai tentar sediar o Congresso da Fifa, o sorteio das chaves do Mundial e outras partidas importantes, além da abertura. Talvez semifinal. Para receber grandes seleções, o estado vai oferecer diversos campos de apoio na capital e no interior.
header Copa 2014 Aeroportos (Foto: Editoria de Arte)
Há a previsão de um investimento de quase R$ 2 bilhões nos aeroportos de São Paulo. No Aeroporto Internacional do Guarulhos, haverá a construção de um terceiro terminal de passageiros, ampliação do sistema de pistas e pátios de aeronaves e a construção de uma pista rápida para táxis.
Em Viracopos, na região de Campinas, já está em andamento a construção de um novo terminal de passageiros e está em licitação a adequação do atual terminal.
header Copa 2014 hotelaria (Foto: Editoria de Arte)
Talvez seja o item em que São Paulo está mais bem preparada para receber a Copa do Mundo. Atualmente, a cidade tem 42 mil apartamentos, com previsão de expansão para 50 mil até o Mundial de 2014. A ideia é aproveitar o evento para desenvolver roteiros turísticos e ações integradas de promoção.
header Copa 2014 investimento (Foto: Editoria de Arte)
A previsão de investimento em São Paulo é a maior dentre as 21 sedes: aproximadamente R$ 34 bilhões. Dentre os pontos mais importantes estão os R$ 820 milhões no estádio, os quase R$ 2 bilhões nos aeroportos, R$ 120 milhões nos portos, mais de R$ 1 bilhão em inteligência policial e R$ 480 milhões em Itaquera.


Manaus se espelha em Durban e mira Copa das Confederações em 2013

Comitê cogita até mesmo antecipar conclusão de obras do estádio para competição em 2013, mas deixa evidente preocupação com aeroporto.

Tranquilo e dentro do prazo. É desta forma que Manaus toca as obras para construção da Arena da Amazônia, palco da única sede da região Norte do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Esta serenidade, porém, pode ser trocada por um ritmo acelerado por um bom motivo: a Copa das Confederações. A competição, que acontece um ano antes do Mundial, é o sonho de consumo dos manauaras, que, para isso, já têm até mesmo um novo cronograma pronto.
                                 Em Manaus, 18,8% das obras na arena estão concluídas 
 
A previsão inicial para conclusão das obras é de junho de 2013. Prazo que pode ser antecipado em seis meses caso a cidade receba uma resposta positiva da Fifa na luta para receber a disputa entre as melhores seleções de cada continente.


O desafio é colocar Manaus na Copa das Confederações. E isso será importante também para o gerenciamento dos nossos projetos. Estamos aprendendo muito com a Copa e isso nos leva a fazer um trabalho cada vez mais profissional. Vai ser uma grande vitrine para Manaus – disse Miguel Neto, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa). E nessa vitrine Manaus quer se expor como cidade do futuro, pronta para receber grandes acontecimentos e investimentos, e não somente apta a ser sede do Mundial. Para ter sucesso nessa missão, a capital do Amazonas já tem um exemplo a ser seguido: Durban, na África do Sul.
Em visita recente ao país que recebeu a última Copa, juntamente com representantes de todas as sedes, Miguel Neto ficou impressionado com a evolução da cidade africana como um todo e a citou como espelho.
- Fiquei muito surpreso positivamente com o que vi em Durban. Dá para perceber que a cidade se empenhou não só em fazer um estádio, mas em melhorar seus indicadores e galgar um novo patamar em termos de visibilidade. Hoje, eles já são candidatos aos Jogos Olímpicos de 2020 e se preparam para isso. É uma cidade que já se enxerga no mundo de outra forma.
Assim, seguindo os passos de Durban e sonhando com a Copa das Confederações, Manaus conta as horas para o Mundial e para mostrar ao mundo que a Amazônia pode ser atrativa não somente por sua já famosa floresta. Nesta segunda-feira, a cidade dá o pontapé inicial na série do GLOBOESPORTE.COM que vai mostrar a situação de cada sede para a Copa de 2014. Confira abaixo como está o andamento das obras e a situação dos principais setores da capital amazonense para a realização da competição.

header Copa 2014 estádio (Foto: Editoria de Arte)
Orçada em R$ 534 milhões, entre obra e gerenciamento da mesma, a Arena da Floresta está 18,8% concluída, de acordo com a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa). Garantindo nunca ter saído do verde no ‘semáforo’ criado pela Fifa para controlar a construção do estádio, o coordenador da unidade, Miguel Neto, prevê terminar a construção em junho de 2013.
O prazo, no entanto, pode ser encurtado caso Manaus esteja entre as sedes da Copa das Confederações, marcada exatamente para junho de 2013. Segundo Miguel, a obra já foi replanejada para uma eventual escolha, com conclusão prevista para dezembro de 2012.
Com pouco mais de um ano de execução, as obras têm como próximo passo a construção das arquibancadas inferiores. Etapa que deve evoluir rapidamente por conta das condições meteorológicas.
- Chegamos ao estágio atual trabalhando no inverno, como dizemos aqui. Temos apenas seis meses para trabalhar com obra por causa da frequência de chuvas neste período. Agora, estamos começando o nosso verão e tudo vai fluir em distância maior – explicou Miguel Neto.

header Copa 2014 legado (Foto: Editoria de Arte)
Miguel Neto e prefeito de Durban (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)Coordenador da UGP Copa, Miguel Neto (de terno)
posa ao lado do administrador de Durban, cidade
é exemplo  (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)
Potencializar Manaus como pólo turístico é o maior legado da Copa do Mundo para cidade na opinião dos responsáveis pela UGP Copa. Ciente da força local em virtude da floresta amazônica, a intenção é fazer uma integração não somente com a parte urbanizada e central, como também com os chamados “hotéis de selva”.
Como os jogos não acontecerão diariamente, haverá um incentivo para ocupação desses hotéis, com os turistas se deslocando para Manaus somente nos dias das partidas, usufruindo assim de outros atrativos da região.
- Temos essa peculiaridade e temos que potencializar a cidade como pólo turístico. Esse é nosso enfoque – revelou Miguel Neto, coordenador da UGP Copa.
Outro ponto importante, esse para os próprios moradores, é a questão da mobilidade urbana. O projeto prevê mudança completa da matriz de transporte da cidade, com a criação de um anel viário que será alimentado por linhas específicas de bairros. A obra, por sua vez, está atrasada, mas não é algo que preocupe Miguel Neto.
- Já deveríamos estar em obras, mas não contamos com esse sistema de mobilidade para a Copa, que vai ter algo específico. Sabemos que o transporte coletivo vai ser utilizado pela cidade, não pelas delegações e turistas. Estes usam seus ônibus e pacotes próprios. Temos um hábito de eventos aqui ao lado (no sambódromo). Todos os anos reunimos cerca de 150 mil pessoas em um dia no carnaval. E tudo acontece de forma ordeira e tranquila. Sem dificuldades. O que ficar pronto para o projeto de mobilidade, ajuda, mas não vai ser o que vai fazer o evento ter sucesso. Faremos um projeto de deslocamento diferenciado.
Outra preocupação é evitar que o estádio se transforme em um elefante branco. Diante do baixo rendimento do futebol local, competições não compõem o calendário durante todo o ano. Entre os projetos estão: o funcionamento de lojas após o Mundial, a realização de grandes shows e a utilização integrada ao centro de convenções, localizado ao lado da Arena.
Por fim, uma reforma no porto também está prevista com o objetivo de facilitar a chegada de torcedores vindos de outras cidades do estado que não têm acesso por terra.

header Copa 2014 objetivo (Foto: Editoria de Arte)
O maior objetivo de Manaus é receber a Copa das Confederações. Enquanto algumas sedes se preocupam em cativar Seleções específicas visando o Mundial, a UGP Copa tem as atenções voltadas para a Fifa, apesar de deixar clara a preferência em ser base de equipes asiáticas. Com projeto para antecipação da conclusão das obras do estádio e até mesmo uma medida provisória para utilização do aeroporto, a confiança está diretamente ligada aos elogios recebidos após inspeções do comitê organizador do mundial.
- Eles sempre deixaram claro que somos fortes candidatos pelo nosso empenho em adiantar nosso lado. Sempre nos dão essas respostas positivas – revelou o coordenador Miguel Neto.
A Copa das Confederações será disputada entre 15 e 30 de junho de 2013. Apesar de a Fifa não ter confirmado oficialmente, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Porto Alegre surgem como favoritas para receberem a competição. Manaus, por sua vez, não perde a esperança.

header Copa 2014 Aeroportos (Foto: Editoria de Arte)
Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes Manaus Copa 2014 (Foto: André Viana / Divulgação)Aeroporto de Manaus: motivo de preocupação
(Foto: André Viana / Divulgação)
Considerado precário para receber um evento da magnitude de uma Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes é apontado como a maior preocupação pela UGP Copa. Com a necessidade de uma “obra significativa”, de acordo com o coordenador Miguel Neto, o início dos reparos ainda depende de uma licitação, com fim previsto somente para outubro.
Como se não bastasse o atraso para o início das obras, Miguel Neto diz que há uma certa insegurança diante da impossibilidade de fechar o local para as modificações.
- Seria mais fácil começar uma obra nova, do zero, como está sendo no estádio. É algo complexo e que a Infraero tem que ter cuidado para não resultar em atraso – analisou.
Apesar dos problemas, o coordenador garante que há um projeto que viabiliza a realização da Copa das Confederações na cidade, com a utilização somente do setor de embarque e desembarque para voos internacionais. A conclusão completa da obra está prevista para dezembro de 2013.
header Copa 2014 hotelaria (Foto: Editoria de Arte)
Base da grande maioria dos turistas que têm a selva amazônica como destino, os chamados hotéis de selva são a garantia de qualidade e quantidade quando o assunto é hotelaria. Com cerca de 10 mil leitos disponíveis, estes, em muitos casos resorts, estão sendo preparados para absorver o consumidor da Copa do Mundo não somente visando os jogos do Mundial, mas facilitando também o acesso a toda gama de atrações peculiares do local.
Já na área urbana, a disponibilidade é de cerca de 16 mil leitos até 2012. Há ainda outros três hotéis com projetos que dependem da aprovação da prefeitura para iniciarem a construção ainda neste ano.
header Copa 2014 investimento (Foto: Editoria de Arte)
A estimativa é de que seja gastos R$ 3,4 bilhões na preparação de Manaus para Copa do Mundo. Com investimentos dos poderes públicos (municipal, estadual e federal) e da iniciativa privada, o valor está dividido em R$ 534 milhões para Arena, R$ 1,7 bilhão em mobilidade urbana, R$ 415 milhões no aeroporto e R$ 86 milhões em melhorias no porto. A parte hoteleira é toda da responsabilidade da iniciativa privada.


Salvador tem estádio em ritmo 'bom' e mobilidade preocupante para 2014

Secretaria da Copa na Bahia diz que circulação dos torcedores pela cidade ainda não está resolvida e reclama de pouco investimento no aeroporto.


Portugal, Holanda ou Espanha... Os três países têm fortes ligações com a história do Brasil. Mas em 2014, os nomes das três potências são lembrados por outro motivo, pelo futebol. Um dos três europeus é o sonho de consumo de Salvador para a Copa do Mundo. E é justamente pela vontade de ter portugueses, holandeses ou espanhóis que o poder público baiano tem investido em melhorias na capital, no entorno da cidade e na qualificação dos serviços.
Além de sonhar com as três seleções, o governo baiano já tem feito contatos com as federações locais. A Holanda já foi convidada e deu parecer positivo sobre um período de aclimatação em Salvador. Espanha e Portugal ainda vão receber um convite formal da cidade. Mas os objetivos da capital baiana vão além de receber os países. Para 2013, na Copa das Confederações, o sonho é ter a abertura ou a final do torneio.
- Temos a intenção de receber a Copa das Confederações, em 2013. O nosso cronograma está em dia. Queremos a final ou a abertura do torneio – disse o secretário para assuntos da Copa de 2014 em Salvador, Ney Campello.
E para receber a Copa das Confederações, a Fonte Nova deverá estar pronto até dezembro de 2012. Segundo o secretário, a situação das obras para a construção da arena é “boa”. Nesta terça-feira, o GLOBOESPORTE.COM vai mostrar a situação de Salvador para a Copa do Mundo. Confira abaixo como está o andamento das obras e a situação dos principais setores da capital baiana para a realização da competição em 2014.
header Copa 2014 estádio (Foto: Editoria de Arte)
Maquete Arena Fonte Nova (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Maquete da nova Fonte Nova, estádio de Salvador
na Copa (Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
Orçada em R$ 591 milhões, a nova Arena Fonte Nova está em uma situação considerada “boa” pelo governo baiano. De acordo com a secretaria da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), as obras no estádio estão dentro do calendário da Fifa. A expectativa é entregar o complexo pronto até dezembro de 2012 e receber os jogos da Copa das Confederações.
Na semana passada, o governo da Bahia conseguiu a liberação de 20% dos recursos que serão liberados pelo BNDES para a construção da Fonte Nova. Apesar de ser a intervenção mais complicada para o Mundial, a Secopa se diz tranquila quanto à entrega do estádio.
As obras de fundação da nova Fonte Nova estão praticamente concluídas. Com o término desta etapa, a construtora va iniciar a montagem dos pilares de sustentação das arquibancadas do estádio. A previsão é que a arena tenha capacidade para 50 mil torcedores.
header Copa 2014 legado (Foto: Editoria de Arte)
O ponto crítico de Salvador para a Copa é a mobilidade urbana. A Secopa está à espera do procedimento de manifestação de interesse (PMI) do governo do estado da Bahia para definir a melhor forma de deslocamento das delegações e dos torcedores que forem acompanhar o Mundial na capital baiana.
A Avenida Paralela será a principal via de acesso ao estádio. De acordo com o secretário Ney Campello, o governo entendeu que o legado é a mobilidade. Segundo ele, não existe a hipótese de ser criado apenas uma medida paliativa para a Copa. O deslocamento de 19 km poderia ser criado com facilidades. Porém, a idéia é finalmente implantar o metrô em Salvador.
Hoje já existem 6km de trilhos do metrô, mas que não são utilizados por falta de viabilidade operacional e tarifária. O objetivo do governo é colocar o sistema em prática e criar uma malha metroviária mais densa na capital baiana.
header Copa 2014 objetivo (Foto: Editoria de Arte)
Sneijder Holanda (Foto: AFP)Sneijder pode realizar a preparação para a Copa
em Salvador. Holanda foi convidada (Foto: AFP)
Salvador sonha receber Holanda, Espanha ou Portugal. O convite para a federação holandesa, inclusive, já foi enviado pelo governo baiano. Os europeus viram de forma positiva a iniciativa e admitiram realizar um período de aclimatação no Nordeste.
O governo também tem como objetivo seleções como a Espanha, atual campeã do mundo, e Portugal. Este último por conta das ligações históricas. De acordo com a Secopa, o fato de Porto Seguro ter sido a porta de entrada dos colonizadores no Brasil pode facilitar o acerto com os lusos.
- Fizemos os convites para as federações e agora temos que esperar. Os holandeses demonstraram um grande interesse e passar um tempo em Salvador antes da Copa. Enxergamos que a Copa não é apenas ser uma cidade-sede. Indicamos mais de 60 centros de treinamento e 14 foram aprovados - afirmou Marcos Costa, da Secopa.
header Copa 2014 Aeroportos (Foto: Editoria de Arte)
De acordo com Campello, a capital baiana tem uma notícia boa e outra ruim sobre o Aeroporto Internacional de Salvador. A boa é em relação a capacidade do local. No Carnaval de 2011, a cidade recebeu mais de 400 mil turistas. E, segundo a Secopa, a Fifa estima que cerca de 70 mil torcedores circulem pela sede durante o Mundial.
- Não temos a mesma dificuldade de outros aeroportos. O que estamos fazendo é a modernização do terminal de passageiros, a ampliação do estacionamento, construção de uma cobertura e integração com o terminal. Além disso, ainda vamos fazer uma nova torre e ampliar o pátio - explicou Ney Campello.
O maior problema encontrado pelo governo baiano para as obras no aeroporto é o investimento da Infraero na cidade. De acordo com a Secopa, Salvador é a segunda sede com o menor aporte para reformas no setor.
- O Rio tem R$ 950 milhões. São Paulo tem R$ 1,1 bilhão para investimentos nos aeroportos. Fizemos uma reclamação na última reunião da Secopa para que os valores sejam revistos. Estamos recebendo do governo R$ 36 milhões para as obras no porto e R$ 45 milhões para o aeroporto. É muito pouco - lamentou.
header Copa 2014 hotelaria (Foto: Editoria de Arte)
Outro ponto considerado “tranquilo” para o secretário Ney Campello é o setor de hotelaria de Salvador. Segundo ele, atualmente a cidade tem 35 mil leitos, podendo chegar até a 50 mil caso sejam incluídas as regiões dentro do perímetro permitido pela Fifa para o alojamento de torcedores e delegações durante o torneio.
De acordo com a Secopa, até 2014, a cidade terá até 70 mil leitos. A expectativa é que 19 novos hotéis sejam construídos na capital baiana. A cidade já tem um financiamento do BNDES no valor de R$ 1 bilhão e outro que será liberado pelo BNB (Banco do Nordeste do Brasil).
Porém, para Campello, o governo de Salvador precisa ter duas preocupações no ramo da hotelaria: requalificação de pessoal nas principais redes da cidade e investimento maior na melhoria dos estabelecimentos já existente na na capital.
header Copa 2014 investimento (Foto: Editoria de Arte)
De acordo com a Secopa, Salvador investirá R$ 6 bilhões para receber a Copa do Mundo de 2014. Metade desse valor será investido pelo poder público. A outra metade é do setor privado. A informação foi confirmada pelo secretário Ney Campello.

Belo Horizonte ataca os prazos de olho na abertura da Copa do Mundo

Com cronograma adiantado e um plano agressivo contra o déficit de leitos de hotel na cidade, a capital mineira sonha alto: quer a Seleção Brasileira.

Organização e seriedade. Com esse binômio, Belo Horizonte espera conseguir cumprir todos os compromissos assumidos ao se tornar uma das 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e mostrar que pode receber o sonhado jogo de abertura do Mundial. As melhorias e os investimentos na rede hoteleira - principal dificuldade da capital mineira - e o desejo de abrigar a Seleção Brasileira, ou ao menos Espanha, Portugal e Japão - países de origem de suas principais colônias de estrangeiros - fazem com que a cidade esteja encarando com extrema seriedade os prazos dados pela Fifa.
- Não estamos brincando de fazer Copa do Mundo. O Mundial é uma oportunidade única de conseguirmos melhorias para a cidade e, também, de colocarmos Belo Horizonte definitivamente na linha de frente entre as cidades brasileiras com capacidade para realizar eventos, esportivos ou não, de importância internacional - garante o Secretário Estadual Extraordinário para a Copa do Mundo, Sérgio Barroso.
Contando com a entrega em tempo recorde, o Mineirão espera estar pronto para sonhar com a abertura da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, o GLOBOESPORTE.COM vai mostrar a situação de Belo Horizonte para o Mundial. Confira abaixo como está o andamento das obras e a situação dos principais setores da capital mineira para a realização da competição em 2014.
header Copa 2014 estádio (Foto: Editoria de Arte)
Mineirão projeto copa 2014 (Foto: Divulgação)Maquete do Novo Mineirão, estádio de Belo Horizonte
para a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação)
O Mineirão está sendo totalmente reformado para ter, em 21 de dezembro de 2012 - data limite para a entrega do estádio - a capacidade de 64,5 mil espectadores sentados, com seus lugares marcados e com 100% de visibilidade do campo para os torcedores. Além disso, está sendo construída uma esplanada ao redor do estádio para receber shows e eventos esportivos, com capacidade de de 65 mil pessoas. Caso o estádio não seja entregue na data estipulada pelas construtoras, haverá uma multa por dia de atraso. O custo total das obras é de R$ 665,7 milhões, sendo R$ 654 milhões vindos de uma PPP (Parceria Público-Privado). O restante dos recursos é proveniente do governo do estado de Minas Gerais.
Atualmente, as obras no Mineirão estão em sua terceira etapa. Na primeira, de 25 de janeiro a junho de 2010, foram feitos reparos estruturais. Na segunda, de 26 de junho a 20 de dezembro de 2010, foram demolidas parte da arquibancada inferior e da geral do estádio, e o campo foi rebaixado em 3,4 metros.
Por ser uma das capitais verdes do Brasil, Belo Horizonte incluiu no projeto do Mineirão para o Mundial de 2014 a existência de placas de cobertura que captem energia solar e gerem energia elétrica com capacidade suficiente pra atender 750 residências de porte médio. Isso garantirá que não faltará energia no local durante a Copa do Mundo. O Mineirão ainda terá um estacionamento novo, com 2000 vagas cobertas e 600 vagas descobertas, além de um restaurante panorâmico, lounges, camarotes, lojas e um Museu do Futebol nos moldes do que já existe no Pacaembu, em São Paulo.
O modelo de negócios do Novo Mineirão determina que as três construtoras vencedoras da licitação para a reforma terão 25 anos para explorar comercialmente o estádio. Será contratada uma empresa para gerir o negócio, e o governo do estado fiscalizará e multará o consórcio em caso de ausência de manutenção, lojas vazias por um longo período de tempo ou quaisquer outros problemas, com o objetivo do estádio estar sempre em bom estado de conservação e ser viável economicamente.

header Copa 2014 legado (Foto: Editoria de Arte)
O principal legado que os investimentos para a Copa do Mundo de 2014 deixarão para Belo Horizonte será na área de transportes. A cidade receberá três corredores de BRT (em inglês, "Bus Rapid Transit", ou "Trânsito Rápido de Ônibus") que terão capacidade de conduzir 900 mil passageiros por dia - contra 200 mil passageiros por dia do metrô. O investimento total neste empreendimento será de R$ 1 bilhão, com entrega prevista para 2013.
Além disso, a capital mineira receberá um novo Centro de Comando e Controle da Polícia, ao custo de R$ 30 milhões. Na área cultural, a cidade será agraciada com um projeto de internet banda larga nos seus principais pontos turísticos, além da capacitação de estudantes em línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e de universitários para trabalhar como guias turísticos.
header Copa 2014 objetivo (Foto: Editoria de Arte)
Xavi Hernandez Espanha (Foto: Getty Images)O espanhol Xavi pode ser uma das atrações da Copa
do Mundo em Belo Horizonte (Foto: Getty Images)
Segundo Sérgio Barroso, o principal objetivo da cidade na Copa do Mundo de 2014 é abrigar a Seleção Brasileira. No entanto, seleções como Espanha, Portugal e Japão, países que possuem numerosas colônias na cidade, e Alemanha e Itália são vistos como estratégicos pela capital mineira.
Um dos trunfos para atrair as seleções mais fortes é o Estádio Independência, que embora não tenha sido confirmado como um dos COTs (Centro Oficial de Treinamento), é um dos principais postulantes a receber este status, por ter sua reforma bem adiantada, e ser um dos projetos mais modernos entre os estádios de apoio do Brasil.
header Copa 2014 Aeroportos (Foto: Editoria de Arte)
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves terá o Terminal 1 totalmente reformado, e receberá um terminal provisório para cargas e para servir como conexão para passageiros que tenham como destino as demais cidades do Sudeste e do Sul do Brasil. Há a previsão, ainda não confirmada, de se construir o Terminal 2 para este aeroporto.
O custo total das obras no Terminal 1 é de R$ 400 milhões, sendo 222,6 milhões já licitados para a ampliação da área de embarque e desembarque. A segunda etapa, que consiste na ampliação da pista e do pátio para os aviões, terá custo de R$ 170 milhões. Ao fim das obras, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves terá sua capacidade de passageiros aumentada dos atuais cinco milhões por ano para oito milhões - um crescimento de aproximadamente 60%.
Não há previsão de investimentos para o Aeroporto da Pampulha, localizado na parte central da cidade, visando à Copa do Mundo de 2014.
header Copa 2014 hotelaria (Foto: Editoria de Arte)
Uma das principais críticas a Belo Horizonte é a sua rede hoteleira, que estaria muito aquém do mínimo exigido pela Fifa para sediar uma Copa do Mundo (21.500 leitos, que representa um terço da capacidade do principal estádio da cidade). Contando com as cidades em um raio de 100km da capital, no entanto, há 33 mil leitos disponíveis para quem for assistir aos jogos do Mundial na capital mineira. Na área metropolitana da cidade há 22 hoteis em construção e mais 24 em processo final de autorização e obtenção dos alvarás de funcionamento.
Segundo Sérgio Barroso, as redes hoteleiras que não cumprirem os prazos determinados serão multadas e terão seus alvarás cancelados. O investimento para o aumento da capacidade hoteleira da cidade em 9.105 leitos é de R$ 1,8 bilhão.
- Nosso objetivo é que os investimentos feitos na rede hoteleira sejam sérios, e o Governo do Estado está fazendo sua parte através de incentivos e isenções fiscais para possilitar a construção destes hoteis. Mas é bom que fique claro que se não houver respeito aos prazos, as sanções serão pesadas. Realmente, a cidade de Belo Horizonte tem um déficit de leitos, mas não é nada ruim para um turista que venha para assistir aos jogos da Copa do Mundo ficar em cidades belíssimas como Ouro Preto, que fica a apenas uma hora da capital. Nos dias em que não houver jogos, será possível fazer turismo da mais alta qualidade.
header Copa 2014 investimento (Foto: Editoria de Arte)
De acordo com a Secretaria Estadual Extraordinária da Copa do Mundo, Minas Gerais terá investimentos de R$ 4 bilhões para receber o evento em 2014. A maior parte desse valor será investida pelo poder público, mas o setor privado ainda poderá aumentar muito esse montante, notadamente no setor hoteleiro. Os valores aproximados são os seguintes: Mineirão - R$ 665,7 milhões; Mobilidade urbana - R$ 1,023 bilhão; Aeroporto - R$ 400 milhões; Hoteis - R$ 1,8 bilhão; Outros - R$ 20 milhões, que incluem planos de capacitação, segurança, saúde, turismo e meio ambiente. A informação foi confirmada pelo secretário Sérgio Barroso.

Apoiada em estádio quase pronto, Curitiba se vê à frente de outras sedes

Coordenador da capital paranaense diz que cidade está 'adiantada' e crê que situação da Arena da Baixada garante tranquilidade para outros projetos

Curitiba é considerada uma das mais bem estruturadas capitais do Brasil. E na preparação para a Copa do Mundo de 2014, a sede paranaense acredita estar fazendo jus a essa fama. Tanto que o Mário Celso Cunha, secretário estadual para assuntos do Mundial, vê a cidade bem adiantada em relação às outras 11.
 
Estamos bem adiantados. Esta semana estou encaminhando para o ministério do esporte como estão nossos projetos – resumiu o coordenador. A principal muleta para manter esse pensamento é a Arena da Baixada, do Atlético-PR. O estádio já atende muitas das exigências da Fifa, mas ainda precisa completar 30% do local para cumprir 100% dos pedidos da entidade máxima do futebol. Enquanto isso, o investimento na capacitação de pessoal tem sido o carro chefe.
- O investimento na capacitação de pessoas está muito grande. Até a Copa do Mundo serão mais de 20 mil pessoas com inglês e espanhol fluentes. Não só na rede hoteleira, mas também na parte de segurança, nos táxis, nos restaurantes. Todos serão usados de alguma maneira na Copa do Mundo.
Esta quinta-feira é o dia de Curitiba na série de matérias sobre as sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Confira abaixo como estão as obras na capital paranaense e o que está sendo feito nos preparativos para o próximo Mundial.
header Copa 2014 estádio (Foto: Editoria de Arte)

polícias arena da baixada atlético paranaense (Foto: Reuters)Arena passou por teste de segurança para Mundial
(Foto: Reuters)
Assim como em São Paulo (Corinthians) e Porto Alegre (Internacional), o estádio para a Copa do Mundo de 2014 em Curitiba pertence a um clube, o Atlético-PR. O investimento, no entanto, não será somente privado. O Furacão contará com ajuda da prefeitura e do estado para arcar com os R$ 220 milhões da reforma.
O custo é um dos mais baixos das 12 sedes porque a Arena da Baixada, um dos estádios mais modernos do Brasil, está, segundo o clube e o comitê local, 70% pronta. Mesmo assim, as exigências da Fifa com os 30% restantes aumentaram recentemente o orçamento em R$ 85 milhões.
- Claro que nos dá mais tranquilidade. Temos 70% de área construída. Outro dia alguém disse na imprensa que não existe obra na Arena da Baixada, mas temos um estádio quase pronto – falou Cunha.
header Copa 2014 legado (Foto: Editoria de Arte)
Paraná obras estádio copa do mundo (Foto: Divulgação)Urbanização da Linha Verde já está em andamento
(Foto: Divulgação)
Curitiba mais forte como referência internacional em urbanismo. É esse o principal legado que o município espera deixar depois da Copa do Mundo de 2014. Considerada uma das melhores capitais do Brasil, a cidade tem investido pesado em projetos de mobilidade urbana, ampliando também para região metropolitana.
- Vamos transformar a cidade em um verdadeiro canteiro de obras a partir do final deste ano e com certeza vamos ter um ótimo legado de estrutura. Hoje já estamos com 600 obras em andamento na cidade, muitas delas para a Copa do Mundo – declarou o secretário estadual Mário Celso Cunha.
Os envolvidos no projeto de Curitiba para o Mundial de 2014 também esperam deixar legados que possam aumentar o turismo na região. Não só na capital, mas também em Foz do Iguaçu, na Estrada da Graciosa, no cânion Guartelá, no Parque de Vila Velha e na Ilha do Mel, no litoral.
Além disso, existe a expectativa de que depois de 2014 muitos cidadãos de Curitiba tenham adquirido qualificação profissional para buscarem chances melhores.
header Copa 2014 objetivo (Foto: Editoria de Arte)
Curitiba sabe que, com um estádio para 41 mil pessoas, não terá condições de ir muito longe na Copa, já que a Fifa exige arenas maiores nas fases mais importantes. Para compensar isso, a capital paranaense espera abrigar importantes seleções. Talvez aquelas que tenham colônias significativas no estado.
O intuito não é apenas receber jogos dessas seleções, mas de repente abrigá-las em suas preparações. O foco também está nos sul-americanos, por conta da fronteira com Paraguai e Argentina. Mas tudo isso depende da definição das 31 classificadas para o Mundial – o Brasil, como anfitrião, já tem vaga.
- Vamos procurar as embaixadas e ver o que podemos ter na nossa cidade. Além de países que temos relações por contas das colônias, como Alemanha, Itália, Polônia e Ucrânia, também vamos procurar os sul-americanos, porque fazemos fronteira com Paraguai e Argentina – explicou Cunha.
header Copa 2014 Aeroportos (Foto: Editoria de Arte)
Aeroporto Afonso Pena PR Copa 2014 (Foto: Felipe Lessa / Divulgação)Aeroporto Afonso Pena passará por reforma
(Foto: Felipe Lessa / Divulgação)
Segundo o comitê de Curitiba, o Governo Federal vai investir R$ 100 milhões em melhorias no Aeroporto Internacional Afonso Pena. As principais obras serão no pátio de aeronaves, no de táxi, no estacionamento e no terminal de passageiros. No momento, porém, há obras apenas na área onde ficam os aviões.
Recentemente, o aeroporto Afonso Pena conta com apenas seis posições fixas para o estacionamento das aeronaves. O projeto prevê a ampliação para nove. Assim, a maioria dos passageiros poderá embarcar e desembarcar nos aviões sem a necessidade de ônibus para se locomover.
Conhecido como o “aeroporto que mais fecha no Brasil” (por conta da neblina), o Afonso Pena também pretende ter até 2014 o sistema ILS, que permite o funcionamento do terminal mesmo com neblina. Atualmente, em especial nas manhãs de inverno, é muito comum o local fechar para pousos e decolagens.
header Copa 2014 hotelaria (Foto: Editoria de Arte)
O comitê curitibano da Copa está tranquilo em relação ao sistema hoteleiro da cidade. Atualmente, segundo informação passada pela Secretaria Estadual de Assuntos do Mundial, a capital paranaense conta com 18.500 leitos. Mas a previsão é que até a Copa esse número ultrapasse 20 mil.
Além disso, o secretário Mário Celso Cunha confia no potencial de Foz do Iguaçu, a pouco mais de 600 quilômetros da capital, para atrair turistas. Lá, segundo ele, a capacidade hoteleira é invejável: 22 mil leitos.
- Temos a intenção de usar Foz do Iguaçu como atrativo. Da mesma maneira que os estrangeiros querem conhecer a Amazônia, Salvador e outros pontos turísticos, muita gente quer vir ao Brasil e ir às cataratas do Iguaçu. Vamos explorar isso com certeza – acrescentou o secretário da Copa.
header Copa 2014 investimento (Foto: Editoria de Arte)
Sem contar o estádio, que é de propriedade do Atlético-PR, a cidade de Curitiba deve investir aproximadamente R$ 591 milhões em obras de urbanismo. Além dos R$ 450 milhões do PAC da Copa (Programa de Aceleração do Crescimento), os governos estadual e municipal pretendem injetar mais R$ 140 milhões. No geral, no entanto, a previsão de investimento ultrapassa os R$ 4 bilhões.
Os principais projetos de mobilidade urbana são: Trincheira Gustavo Rattmann, Linha Verde Norte, Binário Chile/Guabirotuba, Anel Viário, Rua 24 Horas, Avenida Marechal Floriano Peixoto, Avenidas Toaldo Túlio e Fredolin Wolf, Avenida Cândido de Abreu, Avenida das Torres (corredor aeroporto/rodoferroviária/estádio), Linha Verde Sul, Corredor Metropolitano, Marechal Floriano, Rodoferroviária, Terminal Santa Cândida, Sistema Integrado de Monitoramento e vias de Integração Radial Metropolitana.

Fortaleza dá integração, tecnologia e conforto por uma semifinal em 2014

Investimentos em mobilidade urbana e tecnologia são os grandes destaques da cidade, que pretende receber a Espanha, mas 'namora' com Itália e Portugal

Integração. Essa é a palavra que norteia as ações de Fortaleza na execução dos trabalhos preparatórios para sediar a Copa do Mundo de 2014. Concentrando esforços na área de mobilidade urbana e tecnologia, a capital cearense pretende dar a quem estiver na cidade durante o Mundial todo o conforto não só para se deslocar em direção ao Castelão, palco dos jogos que acontecerão na cidade, quanto aos pontos turísticos e área hoteleira. Para quem estiver trabalhando ou a passeio e precisar utilizar a internet como uma ferramenta para  transmitir ou receber dados e para divulgar a cidade ao mundo, a cidade promete disponibilizar uma conexão sem fio de 20 megabits, uma velocidade sem paralelos no país.
Com investimentos da ordem de mais de R$ 2 bilhões na área de transportes, e provendo uma conexão de altíssima velocidade à internet não só na área dos jogos quanto em 100% da cidade, a capital cearense espera atender todas as exigências de quem estiver por lá durante a Copa do Mundo. Pensando no grande fluxo de turistas espanhóis, italianos e portugueses, a cidade espera receber uma destas três seleções. Mas a organização garante que quaisquer equipes que estejam sediadas em Fortaleza serão bem recebidas.
A cidade também espera contar com uma das semifinais do Mundial, por o Castelão ser o único estádio da região Nordeste com capacidade para sediar uma partida desta fase. Nesta sexta-feira, o GLOBOESPORTE.COM vai mostrar como Fortaleza está se preparando para o Mundial. Confira abaixo como está o andamento das obras e a situação dos principais setores da capital cearense para a realização da competição em 2014.
header Copa 2014 estádio (Foto: Editoria de Arte)
FRAME tour estádio Castelão 2014 (Foto: Reprodução)Maquete do novo estádio do Castelão para a Copa
do Mundo de 2014 (Foto: Reprodução / TV Globo)
O Castelão, que terá capacidade para 67.037 espectadores - sendo o único do Nordeste com capacidade para sediar uma partida semifinal do Mundial - está com 30% das obras já concluídas, e cronograma adiantado em dois meses. A previsão de conclusão é de dezembro de 2012. Com trabalhos divididos em quatro etapas, a inauguração da primeira, que abrange um prédio de 4500m² com 900 das 1.900 vagas cobertas do estádio, acontecerá em agosto de 2011. Segundo Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa de 2014 na cidade, esta parte do empreendimento já estará funcionando na sua inauguração.
O valor do total do contrato para as obras no Castelão é de R$ 518,606 milhões, e contempla a sua modernização e cobertura total dos assentos, a construção no entorno de uma praça de 57 mil m², um prédio comercial, 1.900 vagas cobertas e operação do estádio por oito anos.
- É importante ressaltar que no custo do Castelão estão compreendidas todas as despesas relacionadas ao equipamento, como energia e gasto com pessoal de funcionamento diário por oito anos. Para eventos, claro, o contratante se responsabiliza por despesas extras, como quadro móvel, segurança e outros - garante Ferruccio.
Há também investimentos na área de tecnologia no entorno do Castelão. Segundo Ferruccio Feitosa, será inaugurado ainda em 2011 uma rede sem fio de acesso à internet de alta velocidade na área do Castelão, permitindo tráfego de informações e dados em níveis inéditos no Brasil.
- Todo cabeamento de fibra ótica do país chega por Fortaleza, que é uma das cidades do país mais próximas da Europa. Por isso, foi criado o projeto Cinturão Digital, que abrange todos os 184 municípios do estado com banda larga, e 100% da cidade de Fortaleza, possibilitando o acesso à tecnologia 4G. Para a área do Castelão, haverá uma velocidade de acesso altíssima, com um link de 20 megabits, velocidade inédita no Brasil. O custo deste investimento será de R$ 8 milhões.
Depois da Copa do Mundo, a ideia é que o Castelão se transforme em uma Arena Multiuso. Segundo Feitosa, o projeto de um shopping center está sendo analisado pelo governo do estado do Ceará.
- Há a ideia de que o lado leste, onde será o centro de hospitalidade da Copa do Mundo, se torne um shopping center após o Mundial. O governo deseja que isso aconteça, mas só após a Copa.
header Copa 2014 legado (Foto: Editoria de Arte)

Imagem Simulação Castelão (Foto: Divulgação / Secopa)As vias de acesso ao Castelão serão duplicadas ou
reformadas para a Copa (Foto: Divulgação / Secopa)
A mobilidade urbana de Fortaleza é a área que mais se beneficiará dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014. Estão previstas a adoção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a duplicação de diversas vias estratégicas da cidade. Além disso, o metrô deve ser ampliado em 2012, ainda sem uma data definida. As linhas Sul e Leste, que servem a quem se dirigir ao Castelão, estarão, segundo Ferruccio Feitosa, prontas até a Copa do Mundo. A ampliação da rede viária da região metropolitana de Fortaleza beneficiará 13 municípios.
Pelo projeto apresentado, o Porto de Mucuripe, a zona hoteleira, a rodoviária e o Aeroporto Pinto Martins estarão ligados ao principal terminal de passageiros da cidade, o terminal de ônibus de Parangaba, através da junção da linha sul do metrô com o VLT. As obras serão iniciadas em novembro de 2011 e a previsão é de serem entregues em junho de 2013. Serão construídas mais duas estações de metrô (Padre Cícero e Montese), aumentando para 20 o total de estações da capital cearense, além da linha sul, que integrará o centro de Fortaleza a Maracanaú e Pacatuba, numa extensão de 36 quilômetros e custo de R$ 1,74 bilhão.
O VLT também ligará, através da Linha Oeste, a capital cearense a Caucaia, em uma extensão de 20 quilômetros e custo de R$ 124,05 milhões.
Serão construídas mais cinco vias terrestres que fazem ligação da zona hoteleira com o estádio, com obras sendo iniciadas entre outubro e novembro de 2011 e sendo entregues também em junho de 2013, ao custo de R$ 261 milhões, pagos pela prefeitura da cidade. As estradas estaduais que ligam Fortaleza ao litoral leste estão sendo duplicadas ao custo de R$ 135 milhões, e a CE 025, que liga Fortaleza à praia do porto das Dunas, área turística onde se localizam diversos hoteis e atrações, está sendo reformada, em um investimento de R$ 27 milhões.
As áreas de saúde e meio ambiente também possuem investimentos com recursos advindos do projeto para a Copa do Mundo de 2014. Serão investidos R$ 150 milhões na construção de um hospital de emergência na cidade. entre as ações ambientais, estão as revitalizações do rio Cocó (R$ 279 milhões), do rio Maranguapinho (R$ 454 milhões), o projeto Sanear 2, que aumenta o número de residências com rede de água e esgoto (R$ 450 milhões) e a estação de tratamento de água Oeste (R$ 196 mi). Todos esses recursos são provenientes do Governo Federal, através do PAC. As obras têm previsão de entrega em 2012.
O turismo em Fortaleza, segundo Ferruccio Feitosa, receberá um grande incentivo com a construção de um centro de eventos e de um aquário municipal.
- Será construído o segundo maior centro de eventos do país, menor apenas que o do Anhembi, em São Paulo, e seguramente o mais moderno do Brasil. ele terá uma área de 170.000m² e capacidade para receber 30 mil pessoas em 18 eventos simultâneos, com um estacionamento para 3.200 veículos, além de um heliponto. O custo será de R$ 383,3 milhões e a entrega está prevista para 2012. Além disso, está sendo licitado o Acquário Ceará, o maior oceanário da América Latina, com 21,5 mil m², previsão de 1,2 milhão de visitantes por ano e que terá restaurantes, cinema 4D e um submarino. O custo previsto é de R$ 260 milhões.
header Copa 2014 objetivo (Foto: Editoria de Arte)
Iniesta no jogo da espanha contra o chile (Foto: Getty Image)A Espanha de Iniesta e David Villa é a maior meta
de Fortaleza para a Copa de 2014 (Foto: Getty Image)
O sonho de Fortaleza é abrigar os jogos da seleção espanhola. Por ser uma das cidades brasileiras mais próximas da Europa (disputa com Natal esse status), a capital cearense recebe muitos turistas espanhóis, e espera poder abrigar a atual campeã mundial, caso a Fúria se classifique para a Copa de 2014.
- A Espanha é o nosso principal objetivo, tanto pela grande quantidade de turistas daquele país que vêm para Fortaleza todos os anos, como pela colônia espanhola que habita a cidade. Mas Portugal e Itália, que também nos mandam muitos turistas a cada ano, serão muito bem vindos. Essas são as três seleções que esperamos abrigar durante o Mundial. Mas qualquer outra equipe que esteja sediada em Fortaleza será muito bem recebida e certamente se encantará com a nossa cidade - afirma Ferruccio Feitosa.
Outro objetivo de Fortaleza é ser palco de uma das semifinais do Mundial. Como o Castelão tem capacidade para 67.037 espectadores, e os estádios que sediarão as semifinais precisam ter capacidade mínima de 60 mil espectadores, a capital cearense acredita que, sendo a única sede nordetina com um estádio capaz de receber esse público, tem boas chances de abrigar uma das partidas semifinais.
header Copa 2014 Aeroportos (Foto: Editoria de Arte)
O Aeroporto Internacional Pinto Martins passa ainda pelo processo de licitação das obras, que devem ser iniciadas entre outubro e novembro de 2011, com conclusão prevista para julho de 2013. A sua capacidade atual é de cinco milhões de passageiros por ano, e deve ser elevada para nove milhões - um crescimento estimado em 80%. Já a área útil do aeroporto, que hoje é de 38,5 mil m², será expandida para 117,5 mil m² - aumentando em mais de três vezes. Os investimentos da Infraero nestas obras são de aproximadamente R$ 583,5 milhões. As principais melhorias incluem a construção de um novo terminal e de uma área para manutenção de aeronaves, além da ampliação do estacionamento.
Segundo o planejamento de expansão do aeroporto, o número de elevadores aumentará de dez para 20; os balcões de check-in subirão dos 30 atuais para 80; haverá nove esteiras de bagagem, contra as quatro existentes atualmente; e e as pontes de embarque aumentarão de sete para 13.
header Copa 2014 hotelaria (Foto: Editoria de Arte)
Porto do Mucuripe, em Fortaleza (Foto: Kid Junior / Agência Diário)O Porto do Mucuripe está sendo modernizado para
a Copa de 2014 (Foto: Kid Junior / Agência Diário)
Um dos principais polos de turismo do Brasil, Fortaleza possui atualmente 27 mil leitos disponíveis, e se forem somados os hoteis da sua região metropolitana, o número passa para 52 mil em mais de 200 hoteis de diversas categorias. Segundo Ferruccio Feitosa, a cidade não precisará de maiores investimentos na construção de hoteis, apesar de esperar que novos empreendimentos sejam iniciados em decorrência da exposição da cidade no cenário internacional.
- Hoje Fortaleza comporta tranquilamente o número de leitos exigidos pela Fifa para sediar uma Copa do Mundo, já que é um dos principais pólos de turismo do Brasil. Acreditamos que haverá uma expansão no setor hoteleiro por conta do aumento da exposição da cidade no exterior, impulsionada por ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Mas a nossa estrutura atual já atende ao que nos foi exigido.
Sem a necessidade de utilizar navios como acomodações, a capital cearense, no entanto, investe na modernização do Porto de Mucuripe, para torná-lo mais confortável aos turistas que chegarem através de navios ou em seus iates particulares para o Mundial.
- O Porto de Mucuripe fica a apenas 1,5km da Avenida Beira Mar, o cartão postal de Fortaleza. Ele será melhorado como terminal portuário para que os turistas que venham à cidade por via marítima possam ficar hospedados confortavelmente em seu barco ou navio. Hoje temos também um hotel flutuante, o Hotel Marina, que pode receber até 180 embarcações e é mais uma forma de atender a esta demanda - afirma Feitosa.
header Copa 2014 investimento (Foto: Editoria de Arte)
De acordo com Segundo Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa de 2014 do Ceará, o estado terá investimentos de R$ 6,8 bilhões para receber o evento em 2014. A grande maioria desse valor será investida pelo poder público, à exceção do setor hoteleiro. Os valores aproximados são os seguintes: Castelão - R$ 518,606 milhões; Mobilidade urbana - R$ 2,287 bilhões; Aeroporto - R$ 583,5 milhões; Meio Ambiente - R$ 1,7 bilhão; Saúde - R$ 150 milhões; Tecnologia - R$ 8 milhões.


Posição geográfica e quartas de final motivam Recife na Copa de 2014

Uma das sedes nordestinas, capital de Pernambuco quer aproveitar também a relação história com Holanda e Portugal para ter destaque.

 

De olho nas quartas de final. Por conta da capacidade da Arena Pernambuco (pouco mais de 46 mil pessoas), Recife está fora da briga pela abertura, final e semifinal da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Então, o comitê local decidiu se dedicar às quartas de final e a uma participação na Copa das Confederações, em 2013.

Fora isso, os governantes pernambucanos querem aproveitar a privilegiada localização geográfica para fazer de Recife uma das sedes “centrais” da Copa.
- Pernambuco, como centro da Região Nordeste, tem uma posição geográfica privilegiada, favorecendo assim o contato com diversos países, especialmente do continente europeu. A malha aérea internacional hoje existente facilita a chegada de portugueses e espanhóis, mas também de norte-americanos e argentinos – comentou Gilberto Pimentel, secretário de relações institucionais do Recife.
Neste sábado, você acompanha no GLOBOESPORTE.COM os detalhes que cercam a sede do Recife. Confira abaixo como andam as obras na Arena Pernambuco, quais são os legados imaginados pelos organizadores, a situação dos aeroportos, da hotelaria e o total de investimentos até 2014. Pode passar de R$ 8 bilhões.
header Copa 2014 estádio (Foto: Editoria de Arte)

Arena Pernambuco estádios da copa 2014 (Foto: Eduardo Martino)Terreno onde será erguida a Arena Pernambuco
(Foto: Eduardo Martino)

Até agora, apenas 13% do cronograma da obra da Arena Pernambuco foi concluída. Mas os representantes da cidade no projeto Copa do Mundo de 2014 estão confiantes de que o estádio estará pronto em dezembro de 2012. A expectativa é que dessa forma possa ser uma das sedes da Copa das Confederações.
- A terraplanagem já foi finalizada e paralelamente começamos a fundação do terreno, que está prevista para acabar em setembro. Essa fase, que é uma das principais, já está com 35% de andamento – explicou Gilberto Pimentel.
A Arena Pernambuco é fruto de uma PPP (Parceria Público Privada). Estão nesse projeto o Governo de Pernambuco e a construtora Odebrecht, a mesma que está no comando da obra do estádio do Corinthians, em São Paulo. O custo total estimado é de R$ 532 milhões. A capacidade do estádio será de mais de 46 mil torcedores.
header Copa 2014 legado (Foto: Editoria de Arte)

Assim como a maioria das sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Recife está investindo pesado na infraestrutura urbana. Inicialmente, a prioridade serão as obras que já constavam como compromisso do estado na Matriz da Copa: o Terminal Integrado Cosme e Damião e 52 quilômetros de corredores de ônibus.
- Dentre tantos outros ganhos decorrentes da realização do evento Copa do Mundo, é importante destacar o legado referente à infraestrutura, especificamente mobilidade urbana. Na última quarta-feira, o Governo do Estado lançou os editais de licitação para as obras de mobilidade que serão realizadas na região metropolitana do Recife até a Copa do Mundo de 2014 – explicou Pimentel.
A intenção dos organizadores desse projeto é que a cidade passe também por toda uma reestruturação viária, podendo construir elevados, viadutos, túneis e estações.
Para circular nos novos 52 quilômetros de corredores de ônibus, o estado pensa em equipar melhor os veículos, com ar condicionado, sistema de registro de imagens, contagem eletrônica de passageiros e GPS. A intenção é que o embarque e desembarque sejam feitos em plataformas no mesmo nível dos ônibus.
Isso é inspirado no que é feito em Bogotá, na Colômbia, Johanesburgo, na África do Sul, e Curitiba, no sul do Brasil. A ideia é agilizar o tempo de parada do veículo.
header Copa 2014 objetivo (Foto: Editoria de Arte)
cristiano ronaldo portugal x luxemburgo (Foto: AP)Portugal, de Cristiano Ronaldo, é uma das metas
(Foto: AP)

A casa de todas as seleções. Recife, é claro, quer se privilegiar da forte ligação que tem com Portugal e Holanda, mas segundo Gilberto Pimentel, o objetivo é mostrar para Fifa que a capital pernambucana tem condições de receber qualquer seleção que seja. Das menos às mais badaladas pela imprensa nacional e internacional.
- Recife está pronta para receber qualquer delegação e seus torcedores. É claro, porém, que temos uma ligação forte com Portugal e Holanda. Teremos um estádio para mais de 46 mil pessoas e vamos estar prontos para as quartas de final – acrescentou o secretrário executivo de relações institucionais.
Um dos principais pontos turísticos do nordeste brasileiro, Recife quer também aproveitar o torneio para se apresentar ao mundo.
- A realização do evento tem sido encarada pelo Governo do Estado como uma oportunidade de apresentar ao mundo um destino de oportunidades, não só no que diz respeito às riquezas naturais e culturais, mas também à geração de negócios – declarou Gilberto Pimentel.
header Copa 2014 Aeroportos (Foto: Editoria de Arte)
Embora o tema aeroportos seja uma das principais assombrações para a maioria das sedes, no Recife os membros do comitê local afirmam estar “confortáveis”.
- De acordo com avaliação dos órgãos responsáveis, dentre os demais terminais aeroportuários nacionais, o Aeroporto Internacional do Recife apresenta uma situação confortável, tanto no que diz respeito às instalações quanto à capacidade operacional – discursou o secretário de relações institucionais.
Para o final de 2013 está prevista a entrega da principal obra de ampliação do aeroporto pernambucano: a construção de uma nova torre de controle. O orçamento inicial para essa obra é de R$ 18,5 milhões.
header Copa 2014 hotelaria (Foto: Editoria de Arte)
Atualmente, o Recife tem 15 mil leitos. Mas a capital pernambucana espera contar também com o auxílio de cidades vizinhas, como Olinda, por exemplo. Se isso for levado em conta, há um aumento de 100% nesse número. Mesmo assim, há projetos para que haja até 2014 a criação de mais quatro mil leitos.
header Copa 2014 investimento (Foto: Editoria de Arte)
A previsão de investimentos no Recife para a Copa é bem alta: aproximadamente R$ 8 bilhões. Além do estádio, a expectativa é que haja melhorias na área de turismo, construção civil, tecnologia da informação, segurança e saúde. Nessa conta, segundo o secretário, estão envolvidos dinheiro público e privado.

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