CONTADOR DE VISITANTES DE NOSSA PÁGINA

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brasil Alfabetizado em Santa Luzia do Paruá

O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.  O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste.
Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. Com a finalidade de promover o acesso e permanência de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso aos estudos no período regular, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), funciona em 122 municípios maranhenses, as aulas do Programa Brasil Alfabetizado.
O programa visa alfabetizar jovens e adultos, de 15 a 81 anos, que ao longo de suas vidas não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever. A iniciativa contribui para a redução da taxa de analfabetismo no estado. Segundo a secretária de Estado de Educação, Olga Simão, o programa é um dos instrumentos para erradicar o analfabetismo no Maranhão. \"Saber ler e escrever é um direito de todo cidadão e mais que isso, é uma questão de dignidade e de oportunidade”. No Maranhão, o Brasil Alfabetizado já beneficiou aproximadamente 75 mil alunos, mobilizou 5.364 alfabetizadores e 471 coordenadores de turmas.
Além do pagamento de bolsas aos alfabetizadores e coordenadores de turmas, o Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Educação (FNDE) repassa recursos financeiros ao estado e municípios, para custeio de ações como: formação de alfabetizadores, aquisição de gêneros alimentícios para merenda e materiais escolares, pedagógicos e de apoio ao professor. Em Santa Luzia do Paruá, o programa atende a uma demanda bastante elevada de alunos, funciona nas escolas: Centro Educacional Professor Cleobeto de Oliveira Mesquita e na Unidade Integrada Carlindo Alves da Silva, e tem como coordenadores; a Pedagoga Eulália Muniz, o Professor Adenilson Brandão e a Secretária Adjunta de Educação Professora Maria Neide.





REDAÇÃO E EDIÇÃO: WILLAME POLICARPO PEREIRA, RÁDIO TROPICAL FM, SANTA LUZIA DO PARUÁ-MA, quinta-feira, 23/06/2011.

5 comentários:

  1. iniciativa super legal,interessante de ser analisada.
    pois pode trazer vários benefícios a cidade.

    ResponderExcluir
  2. DÚVIDO QUE A EDIÇÃO TENHA SIDO FEITA PELO WYLLAME SENÃO TINHA SIDO UMA CAGADA SÓ, ESSE TEXTO IRIA ASSASSINAR O PORTUGUÊS....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a toda equipe do Brasil Alfabetizado , pois esse projeto vai ajudar bastante no combate ao alto indice de analfabetismo em nosso municipio. um parabéns todo especial ao meu coordenador professor Aldenilson pelo brilhante trabalho que tem feito tanto no PBA como na EJA e no Magistério.

    ResponderExcluir
  4. parabéns Willian pela iniciativa de divulgar esse iniciativa de uma relevancia imensa para o povo luziense.e quero aqui externar o minha felicidade por tamanha e merecida iniciativa.parabéns a toda a equipe do Brasil alfabetizado.nas pessoas da professora Maria Neide e Professor Aldenilson.

    ResponderExcluir
  5. APROVEITA PARA ALFABETIZAR O WILLAME, ESSE ANALFABETO.

    ResponderExcluir

HTML

REDE LA SALLE

REDE LA SALLE
LA SALLE

JW SAT

JW SAT
BROADCAST TECHNOLOGY

NOTÍCIAS TROPICAL

NOTÍCIAS TROPICAL
A NOTICIA DA NOSSA CIDADE

Central de Noticias

Central de Noticias
Em Parceria com a Rádio Tropical

Mercadinho Pinheirense

Mercadinho Pinheirense
do Grupo Pinheirense

TODA SEMANA

TODA SEMANA
BLOG

Rádio Tropical Fm

Rádio Tropical Fm
SANTA LUZIA DO PARUÁ